Digdin,digdin |
O sistema Android 4.0 para smartphones e tablets ganhou uma versão para funcionar com processadores x86, informou nesta semana um membro de um projeto de código aberto envolvido na novidade.
O código fonte do Android 4.0.1, que também é chamado de Ice Cream Sandwich, é destinado a desenvolvedores e criado para funcionar com tablets baseados nos chips AMD x86 (Brazos), que são tipicamente usados em notebooks mais simples e netbooks. Alguns processadores da AMD estão sendo usados em tablets como o WindPad 110W, da MSI.
Essa versão significa que em breve poderemos ter tablets com Android 4.0 baseados em chips x86. A Intel é a principal fabricante do x86, e a companhia já tinha anunciado estar trabalhando com a Google para trazer o Android 4.0 para smartphones e tablets.
O anúncio foi feito em um fórum de discussão por Chih-Wei Huang, que faz parte da Android-x86.org, um grupo de desenvolvedores voluntários têm como foco levar o Android para o x86.
A Google liberou o código fonte do Android 4.0 no início deste mês. No entanto, a maior parte do desenvolvimento do Android foi centrado em torno do processador ARM, que é usado na maioria dos smartphones e tablets do mercado atual.
O smartphone Samsung Galaxy Nexus com Android 4.0 já foi lançado, e as fabricantes de aparelhos baseados no ARM prometem upgrades em tablets e smartphones do Android 3 (Honeycomb) para o Android 4.0.
A adaptação do Android 4.0.1 para o x86 ainda é um trabalho em progresso. O código fonte, que está disponível na Android-x86.org, fornece capacidades Wi-Fi, multitoque e aceleração gráfica para hardware. Mas ainda não disponibiliza som, câmera, rede Ethernet ou aceleração de hardware para processadores Intel.
A MIPS, uma arquitetura de processadores rival do x86 e do ARM, também receberá o Android 4.0 em breve. Um porta-voz da MIPS Technologies, que licencia a arquitetura, afirmou no início do mês que a companhia esperava a abertura do código fonte do SO para que seus engenheiros pudessem adaptar o sistema.
Nenhum comentário:
Postar um comentário