Antes de pensar em anunciar na internet, você precisa saber muito bem por onde andam os seus clientes. O mais importante da publicidade online é descobrir onde faz sentido colocar um banner. Através de ferramentas de busca, procure por sites relacionados à sua área de atuação. Faça uma pequena lista dos melhores e tente responder às seguintes perguntas:
- Qual o perfil das pessoas que freqüentam esse site?
- Seu conteúdo e sua apresentação são condizentes com sua empresa?
- Qual será a audiência desse site?
- Assim como você, como as pessoas tomaram (ou tomarão) conhecimento desse site?
Nem sempre essas perguntas são fáceis de responder. Em muitos casos, precisamos conhecer o site "por dentro" para termos algumas respostas.
O importante é entender desde o princípio que a Internet segue um formato diferente do que vemos nas mídias convencionais. Ao contrário da mídia eletrônica (TV, rádio), por exemplo, não se comercializa o "tempo" do anúncio; ao contrário da mídia impressa (jornal, revista), não se comercializa o "espaço"; na Internet, comercializa-se o que chamamos de "hit", que traduz-se literalmente como "acerto", ou seja, o número de vezes que um determinado banner é exposto, não importando o espaço onde foi inserido ou o período de tempo decorrido de sua exposição.
Portanto, a comercialização de banners não é feita por tempo, nem por espaço, mas por exposição. Se um contrato de anúncio de banner em um site prevê, por exemplo, 100.000 hits, significa dizer que, atingido esse número, a publicidade se encerra, independentemente do local ou do tempo que o banner ficou exposto. Esse mesmo número de exposições pode acontecer em apenas 1 hora em um site de grande "audiência" ou em 6 meses em um site menos visitado. O que importa é que o mesmo anúncio será exposto o mesmo número de vezes tanto em um site, quanto em outro.
Dada a grande variedade de sites existentes na rede, devemos sempre escolher aqueles que mais se aproximam à nossa atividade. Um hotel, por exemplo, deve optar por anunciar em sites de turismo e eventos locais; uma empresa que comercializa acessórios para cozinha pode anunciar em sites de decoração, uma empresa que comercializa cosméticos pode escolher uma site que fale sobre beleza e assim por diante.
Ao contrário do que muitos pensam, não é caro anunciar na rede. A Internet nos permite direcionar nossas ações de acordo com o perfil dos visitantes de cada um dos sites. O índice de acerto é muito grande, visto que aparecemos para o nosso consumidor no momento em que ele nos procura! Além do mais, não podemos nos esquecer que não anunciamos 15 ou 30 segundos como no rádio ou na TV; não anunciamos em ¼ de página como na revista ou no jornal, anunciamos o nosso site inteiro, tenha ele 10 ou 100 páginas!
Um estudo contratado pela AOL (América Online), visando detectar a eficiência dos banners indicou que 40% dos entrevistados (amostra de 3.600 assinantes) lembravam-se de pelo menos um banner acessado na última semana. A mesma pesquisa revelou que 6% dos assinantes entrevistados que fizeram algum tipo de compra no último mês, decidiram pela empresa após visitarem algum site acessado por banner.
Por essas razões, é fundamental uma escolha criteriosa dos sites que serão alvos de nossa publicidade a fim maximizar nossos investimentos e potencializar os resultados, atraindo assim, mais e mais consumidores.
Um abraço,
Equipe da AD&R Marketing!
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